Gestão em Saúde Operacional: entenda os principais cuidados com o seu funcionário
A Gestão em Saúde Operacional, ou ocupacional, é um conjunto de normas e precauções que auxiliam as empresas a promoverem um ambiente de trabalho que preserve a saúde física e psicológica dos trabalhadores.
É possível conferir a segurança dos funcionários por meio de exames médicos periódicos e complementares, inspeções de riscos, elaboração de planos preventivos e palestras ou eventos de conscientização sobre os protocolos de segurança do trabalho.
A empresa precisa transmitir ao funcionário que o local de trabalho é um ambiente seguro e saudável para ele realizar suas tarefas. O mais importante é estar atualizando e revisão a sua empresa constantemente, pois a saúde operacional exige uma periodização que auxilia a prevenir muitos acidentes.
Os riscos que são prevenidos ao investir em Gestão em Saúde Operacional
Quando o responsável pela Gestão de Saúde Operacional for inspecionar o local de trabalho, ele deve ficar atento a questões associadas à segurança dos funcionários em equipamentos, eletricidade, máquinas, riscos ambientais, ergonomia, armazenamento dos produtos, instalação de aparelhos, entre outros.
Por isso, mantenha sempre uma equipe da área, atualizando a segurança dos seus funcionários com revisões periódicas.
Entenda os riscos mais comuns aos seus colaboradores:
- Riscos físicos: podem ser diversos tipos de perigos que afetam o trabalhador, causados problemas físicos a partir de frio, calor, ruídos, vibrações, pressão etc.
- Riscos químicos ou ambientais: São transmitidos por substâncias químicas em qualquer estado físico. Os funcionários podem estar expostos a gases, radiação, monóxido de carbono, produtos químicos, neblinas e outros fatores externos e internos na empresa.
- Riscos ambientais: Podem ser causados em locais dentro ou fora da empresa, com radiação, desmoronamentos de terra,
- Riscos biológicos ou ambientais: São transmitidos através da má higienização ou no descarte de produtos que podem contaminar os funcionários com doenças bacterianas ou virais, como a HIV ou a Hepatite B.
- Riscos ergonômicos: São causados por problemas de postura, jornadas muito extensas, monotonia, repetitividade, situações de stress, levantamento de peso etc.
- Riscos mecânicos ou acidentes: podem ser provocados por equipamentos e ambientes que causam acidentes ao funcionário, como a falta de treinamentos, mau uso de máquinas, ferramentas com defeitos, explosões, animais peçonhentos etc.
O que é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)?
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – NR-7 é regulamentado pelo Ministério do Trabalho e tem como objetivo a promoção e preservação da saúde dos Trabalhadores.
O PCMSO assegura que os funcionários possam realizar seus exames periódicos e complementares, prevenindo e detectando possíveis doenças causadas por exercer seu trabalho. Os médicos responsáveis pelo departamento geram relatórios, detectam os principais exames a serem feitos nos funcionários e organizam as datas e periodicidade dos próximos exames.
A equipe também conta com engenheiros e técnicos do trabalho para fazer o mapeamento das zonas de risco, auxiliando a identificando possíveis doenças que o funcionário pode sofrer. Ele também pode analisar se esses problemas detectados tem algum padrão pela empresa.
O que são as certificações OHSAS 18001 e a ISO 45001?
A OHSAS 18001 é a antiga certificação de segurança emitida para as empresas, que estava vigente desde 2007. Atualmente, as empresas devem buscar a certificação ISO 4500 para garantir que estão nos padrões de segurança do trabalho internacionais.
A certificação é uma norma internacional desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) e tem o de objetivo diminuir os riscos de trabalho aos funcionários. Ela garante que a empresa esteja regulamentada dentro dos padrões de segurança, identificando os riscos para os funcionários, prevenindo doenças e trazendo mais confiança para os trabalhadores no local de trabalho.
Para conseguir a certificação ela precisa passar por uma auditoria no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o representante do IAF no Brasil.
Outras certificações
As empresas que conseguirem o certificado ISO 45001 tem maior facilidade para emitir outras normas de segurança do trabalho nas Normas de Sistemas de Gestão (NSM), como o Sistema de Gestão Integrado (SGI) envolvendo as ISO 14001 (Sistema de Gestão do Meio Ambiente), ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade).
Além disso, a certificação Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), dedicado para empresas com mais de 50 funcionários, pode ser realizar treinamentos em conjunto com as outras obrigatoriedades.
Quais são os exames médicos e complementares?
Um dos pontos mais importantes da Saúde Ocupacional é manter os exames dos seus funcionários em dia. Os mais comuns são os:
– Exame Admissional
– Exame Periódico
– Exame Demissional
– Exame de retorno do trabalho e Exame de mudança de função.
Além disso, é muito importante que os funcionários estejam com os exames complementar em dia. Os exames complementares são recomendados conforme os riscos e atividades que o colaborador exerce, para isso, um médico ou enfermeiro da segurança do trabalho pode auxiliar a entender o seu caso. Mas citamos alguns dos mais comuns abaixo:
- Audiometria
- Exames Laboratoriais
- Exames Toxicológicos
- Raio X de tórax, de coluna, entre outros
- ECG Eletrocardiograma
- EEG Eletroencefalograma
- Espirometria
- Teste ergométrico
- Exame Oftalmológico
- Radiografia
- Acuidade visual
Além disso, a empresa pode incentivar o funcionário a aderir a campanhas de vacinas, ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios regularmente e realizar consultas a psicólogos.
Entenda quais as outras vantagens de investir em Gestão em Saúde Operacional
Investir em Gestão em Saúde Operacional é a garantia de um local mais confortável e de confiança para o trabalho dos seus funcionários. Assim, eles têm menos interrupções e se sentem mais motivados a fazerem as atividades.
Em um ambiente que segue as normas de segurança, eles se sentem mais motivados, proporcionando maior empenho nas atividades e aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços.
Emitindo os certificados de segurança a sua empresa também diminui os processos trabalhistas e tem evidências jurídicas de o local seguia normas de seguranças adequada para os funcionários realizarem suas atividade. Além disso, os exames podem comprovar se o funcionário já possuía uma doença ou saiu do trabalho sem possuir.
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