Como funciona o envio da CAT ao eSocial

O que é a CAT

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que deve ser preenchido pela empresa em caso de acidente de trabalho, no trajeto, uma doença ocupacional ou até em caso da morte de um trabalhador.

Essa comunicação informa aos órgãos do governo sobre a situação atual dos trabalhadores da sua empresa e é fundamental para manter sua empresa regularizada no sistema do eSocial.

Qual o prazo de envio e como deve ser realizado

Em caso de acidente de trabalho ou afastamento por doença ocupacional do trabalhador, o prazo do envio da CAT é até o próximo dia útil. Caso seja um falecimento, o envio deve ser feito de forma imediata.

Para realizar a comunicação do acidente ao eSocial, pode-se utilizar o serviço de mensageria, onde um sistema web transmite as informações de forma segura e intuitiva. Basicamente, o processo consiste em enviar um arquivo gerado já no formato exigido pelo sistema escriturário digital, o qual é registrado e disparado via sistema web.

Caso o documento tenha alguma informação enviada errada, é possível excluí-lo também. A ideia é facilitar o envio ao eSocial. O número da comunicação de acidente representa o recibo do evento, que deve ser devidamente arquivado.

Como a Ativa pode auxiliar a sua empresa

A Ativa recomenda que os chefes de cada setor informem imediatamente o acidente, por menor que seja a situação, para que sejam evitados atrasos.

A responsabilidade da emissão do CAT e do envio do formulário é da empresa. Por isso, contar como uma assessoria como a Ativa é o ideal para garantir a elaboração de documentos e eventos exigidos pelo eSocial.

Com a Ativa Medicina e Segurança do Trabalho, você tem acesso à Plataforma Web Ativa, onde é possível emitir relatórios, enviar as informações de SST ao eSocial e fazer a marcação de exames. Entre em contato e saiba mais!